O ideal de uma formação escolar para o indivíduo é formar e aprimorar seus valores para o exercício da cidadania. Antigamente no Brasil na maioria das vezes as escolas livravam-se de uma série de problemas quanto a conduta moral de seus alunos. Porém também é dever de outras instituições sociais inclusive a família zelar pelos princípios éticos e morais do cidadão.
Segundo a LDB “ A educação é dever da família e do ESTADO, inspiradas nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
As instituições escolares tem como objetivo a formação do indivíduo para exercer a sua cidadania através da educação tendo como base a legislação. O Estado tem a obrigação de formar uma sociedade eficiente.
Como diz Paulo Freire “ A educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas, pessoas mudam o mundo”. Tudo que se faz dentro de sala de aula se reflete na sociedade. As instituições educacionais devem-se ter uma educação voltada para a formação ética social e não a simples transmissão de conhecimento, essa formação ética na maioria das vezes são encaradas como “desafios” que por sua vez também abordariam novas metodologias de ensino.
Segundo José Sérgio Carvalho as escolas públicas no Brasil eram elitista e aristocratas. A conduta indevida de alguns alunos, na maioria das vezes faziam com que as escolas se livrassem de alguns problemas expulsando o aluno. O acúmulo de atitudes indisciplinares excluía assim parte da sociedade passando assim os problemas adiante. Essas cenas traduzia um tremendo fracasso da escola quanto a cidadania.
No contexto educacional a ética não é só tarefa de especialistas, mas de toda a comunidade. Segundo Protágoras a escola não é a única na formação moral do individuo, a formação moral é um esforço coletivo. Na visão de Protágoras do mesmo jeito que iniciamos o aprendizado de nossa língua através do convívio com todos aqueles que nos cercam a ética também resulta da convivência. Tanto a língua quanto os costumes são transmitidas através do convívio social.
Portanto desde a Grécia antiga já se tinha essa preocupação com a formação moral do cidadão expressa em citações apresentadas por, Aristóteles, Platão, Sócrates e Protágoras, respectivamente:
“ Os homens tornam-se bons e virtuosos devido a três fatores, e estes são a natureza, o habito,e a razão”.
“ A virtude pode ser ensinada?”
“...Da virtude vem os haveres e todos os outros bens particulares e públicos...”
“Desde que a criança compreende o que diz a mãe, a ama, o preceptor e o próprio pai, conjugam esforços para que o menino se desenvolva da melhor forma possível. Toda palavra, todo ato lhes enseja a ensinar o justo e o injusto, o honesto e o vergonhoso....”
Hoje a ética é meta prioritária no âmbito escolar e a melhor forma de cultiva-la é transmiti-la e torná-la presente não só através de palavras mas sim através de nossas ações concretas como educadores.
É através da educação recebida na escola que se forma ou aprimora a conduta ética e moral do indivíduo para a valorização de seus direitos e deveres fundamentais na sociedade.

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