domingo, 28 de outubro de 2012

Passeio feito pela faculdade na aldeia TEKOAPORÃ


Belas músicas....


Brincadeiras....

Essa é a aldeia TEKOAPORÃ de Itaporanga SP.
Trilhas....
Qual a imagem que temos do índio hoje em dia? Como são as aldeias? Elas existem?


A imagem que temos do índio ainda é aquele que víamos na cartilha, índio tem que andar pintado, pelado, índio tem que morar em ocas, ou seja o índio para nós é imaginário, meramente ilustrativo.
Hoje em dia as aldeias são pequenos vilarejos, com qualidade de vida muito precários.

 Eles vivem sem terras não tem como plantar para sobreviver, não tem trabalhos e vivem apenas de seus artesanatos e apresentações de suas danças.

Temos a visão do índio intocável, anti-social, criamos inúmeros preconceitos e desvalorização dessa cultura que aos poucos está se acabando, se extinguindo.
Mas porque?
Porque o índio não tem mais terra para plantar e nem para morar, o índio já não vive mais  de seus alimentos, de sua tradição. hoje o índio tem que comer arroz e feijão, ele tem que vestir roupas, tem que estudar.
E como fica a sua cultura, suas tradições?
Como viver nesse mundo consumista, capitalista?

Arte

Ou o índio morre de fome ou ele sai de sua aldeia deixando de lado suas tradições para procurar meios de subsistência fora de sua aldeia.
E a Educação como fica?


Eles aprendem a língua natural, e também a tradicional.Pois como iriam viver lá fora sem saber falar o português? A língua natural é um meio de preservar um pouquinho de sua cultura passando de geração em geração.
A educação, a alimentação, moradia e saúde são muito precários tendo eles mesmo que correr atrás de tudo.É hora de parar e analisar o que estamos fazendo com o nosso brasil, com a nossa terra.

Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário